O dia 31 de outubro é reservado à comemoração do “Dia das Cidades”. Um dia muito importante. Porque a cidade é o lugar que habitamos. É o lugar em que se mora. Ninguém nasce ou mora na União ou no Estado. As pessoas nascem, vivem e morrem nas cidades.
Quase noventa por cento da população brasileira reside nas zonas urbanas. O Brasil possui 5.570 municípios. A maior cidade do País é São Paulo. Ela é também a quarta cidade mundial. E não poderia deixar de celebrar o seu dia, junto com todas as demais cidades do planeta.
Por isso é que no dia 31 de outubro, às vésperas da COP30, haverá um grande evento no Hub Green Sampa, na Praça Victor Civita, Rua Sumidouro, Pinheiros. Esse espaço é emblemático. Ali se incinerava o que antigamente chamávamos “lixo”, antes de ter consciência de que os resíduos sólidos constituem um valor econômico bem considerável. Países mais adiantados conseguem reciclar quase a totalidade daquilo que desperdiçam. Nós, infelizmente, produzimos muito resíduo e reciclamos bem pouco.
Mas aquele local foi transformado na sede da ADESAMPA, é um locus bem adequado para o exercício da criatividade, da inovação, do empreendedorismo, de tudo o que se afina com a contemporaneidade e com o encontro definitivo de São Paulo com o futuro.
O evento contará com a participação da ONU, através do PNUMA, com muitas cidades de todo o planeta e será uma oportunidade para os jovens antenados com o mundo web, ávidos por extrair da IA – Inteligência Artificial, tudo o que ela possa oferecer de ferramenta para tornar a vida mais fácil, mais agradável, mais eficiente, mais produtiva e mais bonita, conhecerem o que o mundo e São Paulo produz em inúmeros segmentos de nossa atividade. Programe-se, reserve a data e participe.
Você se surpreenderá e não se arrependerá.