Home / Saúde / Quantos mitos você já escutou sobre implantes dentários? Por Aonio Genicolo Vieira

Quantos mitos você já escutou sobre implantes dentários? Por Aonio Genicolo Vieira

Sabemos que informações equivocadas podem afetar a decisão de uma pessoa para reabilitar sua função mastigatória e a estética de um sorriso bonito com implantes dentários. Por isso, desmistificar é essencial. Vou esclarecer os principais Mitos:

 “Implantes são apenas para idosos.” 

-Mito! Implantes dentários são indicados para qualquer pessoa acima de 18 anos que possua estrutura óssea adequada, boas condições de saúde geral e boas condições de saúde bucal. 

A idade não é um limitador, mas sim a saúde geral e a qualidade e quantidade óssea do paciente. Fatores limitantes como taxa de glicemia alta, colesterol alto e outros problemas podem ser contornados com tratamentos adequados por parte do seu médico.  

“Implantes podem dar halitose e são difíceis de cuidar.” 

-Mito! O cuidado com implantes é tão simples quanto com dentes naturais. Basta manter uma rotina de higiene bucal, com escovação adequada, uso de fio dental e visitas regulares de 6 em 6 meses ao dentista para avaliação e manutenção preventiva. 

 “Implantes não são seguros.”

-Mito! Quando bem planejado e executado por um profissional qualificado, o procedimento possui uma taxa de sucesso altíssima, chegando a 98%. 

A segurança está diretamente ligada à escolha correta do profissional, dos materiais, qualidade do implante, qualidade dos biomateriais e ao planejamento personalizado correto de cada caso.

“Implantes de Zircônia são melhores”

-Mito! Os implantes de Titânio tem eficácia comprovada de mais de 45 anos no Brasil e no mundo.  Os implantes de Zircônia foram recentemente lançados no mercado odontológico com a premissa de serem mais biologicamente aceitáveis pelo ser humano, ledo engano, não temos acompanhamento longitudinal para comprovar isso, pelo contrário alguns casos de insucesso ocorrendo.

“Implantes são caros.” 

-Mito! Embora o investimento inicial seja maior, a durabilidade e o conforto que um implante proporciona ao longo dos anos representa uma economia significativa. Afinal, um implante bem cuidado pode durar por toda a vida, reduzindo custos com manutenção e retrabalhos. 

Desmistificar conceitos com informações claras é fundamental para colaborar para uma melhor saúde bucal de nossos leitores.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *