Home / Cultura / Com sessões gratuitas, documentário ‘Singulares’ estreia no Espaço Augusta de Cinema, em São Paulo. Por Gabriel Porto Alegre

Com sessões gratuitas, documentário ‘Singulares’ estreia no Espaço Augusta de Cinema, em São Paulo. Por Gabriel Porto Alegre

O documentário Singulares, que faz parte da série Inspira, produzido pela Prosa Press, produtora audiovisual especializada na produção de documentários, filmes e projetos de comunicação corporativa, entra em cartaz no dia 16 de maio no Espaço Augusta de Cinema, antigo Espaço Itaú, em São Paulo. Com sessões gratuitas às 19h30, o filme poderá ser assistido  até o 22 de maio, e o público interessado em assistir à obra poderá retirar os ingressos diretamente na bilheteria do local. 

Dirigido pela jornalista e cineasta Patricia Travassos, o documentário é um mergulho profundo na essência humana revelada por meio da  arte, do ativismo e da representatividade. “O filme é um manifesto à diversidade a partir da jornada de seis personalidades que usam o corpo para transbordar limites e expressar sua identidade. Eles rejeitam rótulos, desafiam normas e transgridem com a beleza e arte. O corpo é o fio condutor da  narrativa do filme. Em cada membro ou  cada órgão,  uma metáfora, uma vivência. São corpos repletos de particularidades das quais não se pretende fugir, pelo contrário: aceitar, ocupar e resistir”, afirma Patricia.

Com personagens como a ginasta olímpica Rebeca Andrade, o cantor Ney Matogrosso, o artista plástico Raphael Jacques, que dá vida à  Alma Negrot, e Léo Castilho, homem surdo que faz do corpo a sua fala, o documentário reflete sobre a jornada e as potencialidades de cada personagem. Estrelam o elenco da obra ainda personagens como Mona Rikumbi, a primeira mulher negra cadeirante a dançar no Teatro Municipal de São Paulo;  Katú Mirim, mulher indígena que, atualmente, usa o rap para unir a sabedoria ancestral ao tempo futuro.  “Nosso ponto de partida  foi o tema da diversidade, mas o filme vai muito além e mostra o quanto a autenticidade cultivada em universos íntimos e muito particulares pode transbordar para o mundo, agregando novos olhares, perspectivas e formas de ser e de sentir”, comenta a diretora.

Para Patricia, o documentário reafirma que o padrão é ser verdadeiro em busca de liberdade. “Ao compartilhar suas reflexões, eles inspiram mudanças. É o que chamamos de terrorismo poético, que  ilumina o caminho para um mundo mais inclusivo”, pontua.

Patrocinado pela 3M Brasil, o documentário foi viabilizado por meio da Lei nº 8.685/93, que cria mecanismos de fomento à atividade audiovisual. Para a Líder de Marca e Comunicação da companhia, Layza Mesquini, a arte, assim como a ciência, tem o poder de desbloquear o imaginário das pessoas para aquilo que é possível. “Por essa razão, a empresa prioriza o apoio a projetos e documentários como o Inspira: Singulares”, finaliza.

FICHA TÉCNICA

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Clovis Travassos

DIREÇÃO: Patricia Travassos

ROTEIRO: Bruna Trindade e Carolina Nishikubo

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Denise Vieira Pinto

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Isadora Brant

FOTOGRAFIA: José Gomes

MONTAGEM: Guta Pacheco

MIXAGEM: Eduardo Lehr

PRODUTORES: Maria Eugênia Castilho e Gabriel Morais 

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *